Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

31 DE OUTUBRO, DIA DA REFORMA PROTESTANTE

O Dia da Reforma Protestante - alicerçada nos cinco pilares (ou cinco solas): Sola Fide (Somente a Fé), Sola Scriptura (Somente a Escritura), Sola Christos (Somente Cristo), Sola Gratia (Somente a Graça) e Sola Deo Gloria (Glória somente a Deus) - é comemorado em 31 de Outubro (você sabia disso?). A data é celebrada pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero. No Brasil, os chamados evangélicos pertencem a uma ramificação da igreja cristã Protestante.

O Dia da Reforma, como também é conhecido, é feriado nacional na Escócia e em alguns estados da Alemanha. Apesar de sua importância para os crentes, a maioria esmagadora deles ignoram completamente a data (aliás, ignoram completamente a história da Reforma) abrindo espaço em suas agendas para comemorações de datas nada relevantes ao contexto doutrinário cristão.

Origem do Dia da Reforma Protestante


O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de Outubro por ser esta a data em que o monge agostiniano Martinho Lutero, em 1517, anunciou uma proposta de reforma da doutrina católica em frente a igreja de Wittenberg, na Alemanha.

A proposta ficou popularmente conhecida como as 95 teses. Lutero e os seus seguidores foram excomungados pelo papa Leão X em 1520, nascendo então a tradição luterana. Temendo a morte por heresia, Martinho se isolou no Castelo de Wartburg durante cerca de um ano. Lá, o agostiniano traduziu os textos bíblicos para o alemão.

Atualmente, a maioria das igrejas protestantes mudam a data da celebração (as pouquíssimas que ainda celebram) do Dia da Reforma para que caia no último domingo do mês de outubro, com exceção dos sabatistas - também chamados de batistas do sétimo dia (batistas tradicionais que ainda praticam o sabath, ou seja, guardam o dia de sábado) -, que ainda celebram rigorosamente a data em 31 de outubro.

Amanhã é o Dia da Reforma Protestante. E eu pergunto, o que temos para celebrar?


Sola Scriptura? - Pensemos em como hoje a opinião dos crentes com relação à Teologia tem mudado: no período da Reforma ela era a rainha das ciências, a forma como podemos aprender e conhecer sobre Deus, seus caminhos e propósitos. Hoje ela é desprezada e posta de lado em nome de uma espiritualidade sem basamento bíblico.

Sola Fide? - Pense na salvação em Cristo: na reforma a fé em Cristo era o alicerce da vida cristã, uma fé ativa, que levava o homem a deixar tudo por seguir a Cristo, sem fé na Obra Expiatória de Cristo era impossível ao homem alcançar salvação. Hoje a fé se banalizou, pessoas acreditam em qualquer coisa e acham que Deus pode agir do jeito que elas querem, deixamos de acreditar na fé para salvação e acrescentamos obras de reconhecimento como meios da graça de Deus.

Sola Gratia? - A graça de Deus é suficiente para nos salvar - no pensamento dos Reformadores - "pela graça de Deus sois salvos", a dependência absoluta em Deus, e somente nele. Hoje pensamos que a graça não é suficiente, pior ainda, banalizamos a graça ao ponto de ter um Deus cego, que não liga para os pecados dos homens, e que simplesmente não se interessa com o comportamento moral e ético dos seus filhos; hoje não falamos da graça de Deus em Cristo para todos os homens, falamos de uma graça que merecemos porque somos especiais para Deus, quem é o Senhor? ‪

Solo Christus? - Na Reforma, Cristo era o tudo. Hoje é Cristo + eu + tradições (e como toda somatória, a ordem é totalmente desprezível). Descemos o excelso e magnífico Cristo ao nível de um reles gerente bancário ou de um fútil promotor de eventos. Não há mais o interesse em que se faça sua vontade na terra como no céu, mas sim que Ele se obrigue a promover nossas utopias megalomaníacas.

Soli Deo Gloria? - Na Reforma, o fim do homem era refletir a Glória de Deus, era o diminuir o eu para que Cristo fosse revelado; era a morte de quem somos e de sermos diferentes ao padrão do mundo. Hoje procuramos o reconhecimento dos homens, a glória e a fama, receber aplausos e brados de vitória, que todos falem bem de nós; cadê a Glória de Deus nos "palcos" de hoje?

Conclusão


Por isso, mais do que celebrar a Reforma Protestante, eu faço um apelo a voltar aos princípios da Palavra de Deus, àquilo que os Reformadores lutaram até desprezar suas próprias vidas. Viva para Deus! Viva a Reforma Protestante. Seja um Reformador! Sejamos Reformadores!

Sola Fide. Sola Scriptura. Sola Gratia. Solo Christus. Soli Deo Gloria. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário